Blog

Transição capilar: o que é e quanto tempo dura?

Existem inúmeros tipos, cores, formatos e cortes de cabelo.

O cabelo é um dos principais fatores que interferem diretamente na autoestima de uma mulher. Por isso, muitas gostam de mudar a textura, a cor e também o penteado. Neste processo, a química e equipamentos como chapinha e secador são usados para dar o efeito desejado, além de procedimentos como progressivas, relaxamentos e alisamentos.

Com a frequência de uso destes procedimentos, a saúde capilar começa a ficar comprometida. Os fios ficam mais ásperos, secos e sem nenhuma onda. Um dos caminhos para recuperar a saúde capilar é por meio da transição e tratamentos capilares.

O assunto do blog de hoje é sobre transição capilar. Você vai descobrir o que é e quanto tempo dura, além de dicas para aplicar durante a transição.

Acompanhe!

O que é a transição capilar?

A transição capilar é um processo que consiste em deixar o cabelo crescer naturalmente após um período de química contínua (progressiva/selante). É também um reencontro com os fios naturais, bem como um processo de autoconhecimento, aceitação, aprendizado, e uma redescoberta da aparência.

Passar pela transição capilar não é fácil e vai exigir muita paciência, foco e determinação. Entretanto, no final, todo o esforço vai valer a pena!

Quanto tempo dura a transição capilar?

Um dos incômodos durante a transição é a diferença entre o formato do cabelo ainda alisado e do natural que está em crescimento. Algumas pessoas optam por fazer o big chop: termo em inglês que significa \”grande corte\”. Ao realizar o big chop, ela finalmente fica com a sua textura natural dos fios.

A duração da transição capilar varia para cada indivíduo.

Os fios crescem entre um e dois centímetros por mês e a pessoa pode optar por cortar o comprimento que contém a química de uma vez ou seguir cortando aos poucos e lidando com as duas texturas capilares que ficarão ao mesmo tempo.

Uma dúvida bem comum que pode surgir neste período é: pode passar chapinha durante a transição capilar? A prática de alisar com chapinha e secador não é proibida durante a transição, mas é preciso tomar alguns cuidados para não prejudicar o novo cabelo que está nascendo.

Quando utilizar meios térmicos, lembre-se sempre de aplicar um protetor térmico no fio. O mais indicado é não repetir o movimento com a chapinha mais de uma vez na mesma mecha de cabelo, para que os fios se queimem.

Dicas para a transição capilar

Para quem está passando pelo processo de transição capilar, nós separamos algumas dicas para que você possa aplicá-las.

  • Mantenha a hidratação em dia: Cuidados como a hidratação, nutrição e restauração devem ser feitos sempre, além de manter uma dieta balanceada e rica em nutrientes.
  • Não deve aplicar qualquer produto que altere o formato dos fios, e isso inclui: escova progressiva, definitiva, selagem e cremes relaxantes.
  • Atente-se ao uso de produtos térmicos: a chapinha e o secador podem prejudicar o cabelo que está nascendo.
  • Cuidado na hora de desembaraçar: A mistura de duas texturas pode dificultar um pouco na hora de desembaraçar o cabelo. É importante ter paciência e cuidado nessa parte, penteando de forma delicada, evitando que o cabelo se quebre. Para facilitar o processo, o ideal é que se divida o cabelo em quatro partes.
  • E na hora de pentear: Penteie os cabelos apenas quando molhado e com o auxílio de um leave-in. Utilize pente com dentes largos, que evitam a quebra e facilitam na hora de desembaraçar. Comece sempre a pentear as pontas, subindo gentilmente até todo o comprimento do fio.

Agende agora mesmo a sua avaliação!

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe conosco como está sendo o seu processo e veja como podemos te ajudar!

Para uma melhor transição, agende agora uma avaliação com uma de nossas terapeutas capilares para o acompanhamento da sua transição capilar, com indicações de tratamento para estimular o crescimento e fortalecimento dos fios e de indicação de produtos Home Care da linha SLIMCAP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *