Nossa vida é dividida em fases, e nada melhor que uma mudança no visual para acompanhar esses períodos, não é mesmo?
Nosso visual é uma forma de transmitir ao mundo nosso novo momento e as transformações pelas quais estamos passando.
Uma mudança que muitas pessoas têm aplicado em suas vidas, e em seu visual, diz respeito aos próprios conceitos de beleza que possuíam.
Padrões estéticos que ditavam as regras, hoje estão sendo questionados, levando a um movimento de aceitação pessoal, que é cada vez mais forte.
E uma dessas manifestações dessa aceitação é a transição capilar!
A transição capilar vai muito além do abandono das químicas alisadoras: esse processo é também uma nova forma de se enxergar.
Aceitar os fios naturais é um resgate da ancestralidade e também uma quebra de paradigmas, afinal, cabelos ondulados, cacheados e, principalmente, os crespos são maravilhosos.
Portanto, esse é um momento de aceitação e de paciência, já que lidar com diferentes curvaturas exige tempo e cuidados especiais.
Mas, se você está pensando em passar pela transição capilar, ou já está nela, calma que essas mudanças podem ser encaradas facilmente.
O que é a transição capilar?
Transição capilar é o nome dado ao processo de deixar de realizar procedimentos químicos no cabelo para que ele, à medida em que cresce, volte a ficar natural.
Para que o cabelo não fique com a aparência “metade com química e metade sem química”, é preciso fazer algumas escolhas e tomar alguns cuidados ao longo do processo.
Na maioria dos casos, um cabelo não é só um cabelo.
Ele mexe muito com a autoestima das pessoas e, por isso, o processo de transição capilar pode ser muito mais emocionalmente intenso do que parece.
É uma jornada de autoconhecimento, onde se aprende aceitar a própria beleza e entender a forma como se enxerga e se valoriza.
Quais são os desafios desse processo?
Quando você decide abandonar as químicas alisantes, o primeiro desafio é a aceitação do novo visual.
Além disso, há outros obstáculos a serem enfrentados e vencidos.
Uma das etapas mais difíceis é encarar as duas texturas do cabelo.
Isso pode ser incômodo, afinal, enquanto as pontas ainda estão lisas, a raiz sem química está crescendo e se destacando.
Quanto tempo demora a transição capilar?
Cada cabelo cresce em seu próprio tempo, e já que estamos falando sobre aceitação, até nessa hora é preciso ter compreensão e paciência.
Estima-se que os cabelos das mulheres cresçam a uma taxa média de 1,2 centímetros ao mês, mas a característica de cada curvatura pode influenciar na percepção desse crescimento.
Outra questão importante: você é quem define quando sua transição capilar começa e quando ela termina.
Como fazer transição capilar?
Não há um grande segredo em como fazer a transição capilar: ela acontece de forma natural, e são seus próprios fios que realizam a mudança no visual.
Existem algumas dicas do que fazer para não atrapalhar ou dificultar o processo:
- Adeus químicas: parar de aplicar qualquer produto ou técnica que altere o formato natural dos fios, como a famosa escova progressiva, definitiva, cremes relaxantes e henê (um cosmético muito usado como alisante e colorante de cabelos);
- Evitar chapinhas e secadores: em excesso, eles podem prejudicar o crescimento dos fios que estão nascendo;
- Cuidado ao pentear: duas texturas tão diferentes em um mesmo fio pode ser um desafio na hora de desembaraçar os cabelos e pentear as madeixas, por isso vá com muita calma e delicadeza nessa hora;
- Cuidados especiais: procure manter uma dieta balanceada e rica em nutrientes que forneçam saúde aos cabelos, e siga uma rotina de cuidados que envolvem a hidratação, nutrição e restauração dos fios na fase de transição capilar: é o famoso Cronograma Capilar.
Como funciona o cronograma capilar?
O cronograma capilar é um protocolo de cuidados criado para melhorar a saúde dos fios e facilitar a transição para um cabelo sem química.
Ele consiste em um calendário semanal de cuidados focados, basicamente, em hidratação, nutrição e reconstrução, que têm o objetivo de fortalecer os fios para essa nova fase.
A hidratação busca repor a água dos fios; a nutrição busca criar uma barreira gordurosa neles, para manter a hidratação, o brilho e a maciez; por último, a reconstrução tem a função de recuperar a força do cabelo, que se danificou.
A necessidade de aplicação de cada uma dessas etapas ao longo das semanas varia de acordo com o estado dos fios.
Elas devem ser realizadas com produtos adequados ao seu tipo de cabelo.
Por isso, o ideal é contar com um profissional da área para te indicar o cronograma ideal para o seu caso.
E na hora de comprar os seus produtos para cabelo, saiba que a Slim Capilar trabalha com uma enorme variedade de opções, com as mais diversas funções e para todos os tipos de fios.
Para conferir, é só clicar no botão abaixo!