Ter um secador em casa e usar ele rotineiramente faz parte do dia-a-dia de muitas mulheres e homens na atualidade. Com o uso difundido assim é facilitado pela variedade de modelos e preços no mercado, é comum que surjam muitas dúvidas como, por exemplo: usar o secador faz o cabelo cair?
Primeiro vamos contar como surgiu esse eletrodoméstico e como que ele ficou tão popular. Completando 100 anos de existência em 2020, o secador surgiu depois de seu inventor ver uma propaganda de uma mulher em que utilizava de um aspirador para secar seus cabelos. Enxergando a necessidade, veio a ideia: um aparelho que expelia ar quente para secar os cabelos mais compridos.
Com o tempo, esse aparelho foi evoluindo e ficando de mais fácil manuseio, ganhando adeptos pelo mundo. Mas este método é completamente seguro para a saúde capilar? Colocar o cabelo em altas temperaturas danifica o fio? Leia mais no texto que preparamos para você.
A queda e a quebra dos cabelos
Com o uso moderado e com cuidado, os problemas decorrentes do secador (e até mesmo da chapinha) são diminuídos. Mas sim, é verdade que eles podem causar problemas como quedas ou danos.
Mas antes precisamos entender o que é queda de cabelo e quebra de fios. Com o enfraquecimento das chamadas hastes capilares, é comum que haja a quebra desses fios. E esse processo pode ser decorrente do calor em excesso que o uso incorreto do secador provoca. Além, é claro, do seu uso combinado com tinturas e químicas.
Esse resultado pode sim ser confundido com a queda do cabelo, pois muitas das vezes o fio quebra rente à sua raiz. Então, o que ocorre de fato é a quebra do fio.
Usar o secador faz o cabelo cair?
Na verdade, como dissemos acima, o uso incorreto e frequente do secador causa mais a quebra dos fios pelo seu ressecamento, além de causar esse mesmo ressecamento no couro cabeludo. Há, também, a sensação de um fio de cabelo mais áspero.
Os fios que quebraram tendem a crescer, sim, novamente. Mas o dano que foi causado permanece e deixa um cabelo sem vida e quebradiço, o que pode ter uma cura para sua recuperação.
Estudos recentes comprovam que os danos causados pelo secador aumentam de acordo com a temperatura mais alta do aparelho. Esses estudos também mostraram fios danificados e rachados na parte externa, devido ao choque térmico que eles são expostos.
O uso ideal do secador é a uma distância de 20 centímetros e com moderação. Utilizar da toalha para secar previamente também ajuda, evitando colocá-lo em exposição máxima às altas temperaturas com o cabelo molhado. Também vale lembrar de usar em temperatura morna.
Por isso, sempre que for usar o secador, é importante utilizar-se do leave-in, que ajuda na proteção térmica do fio. O calor emitido pelo secador faz aumentar as glândulas sebáceas, deixando a raiz mais oleosa.
Rotina de cuidados para os cabelos
Tome cuidado. Se usado incorretamente, o secador pode provocar danos irreversíveis à estrutura do fio. E fazer isso repetidamente aumenta a fragilidade capilar favorecendo a quebra.
Por isso, é sempre bom cuidar da sua saúde capilar, com especialistas fazendo uma análise mais criteriosa. Essa análise identifica a quebra dos cabelos pela presença de fragmentos de diferentes tamanhos e ausência de raiz nos fios que se desprenderam.
A Slim Capilar possui tudo o que você precisa. Fazemos a análise prévia dos seus cabelos e isso vai mostrar qual tratamento que deverá ser aplicado nele. Faça uma avaliação conosco e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.