Aproveitando o mês do Outubro Rosa, período em que é realizada em todo o Mundo uma campanha sobre a conscientização sobre Câncer de Mama, vamos aproveitar o momento para esclarecermos alguns aspectos sobre como se prevenir.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 596 mil novos casos de câncer foram previstos em 2016 e destes, 57.960 de câncer de mama em mulheres.
Este número é alarmante visto o fato de que não somos reféns da nossa hereditariedade, e sim dos nossos hábitos de vida. Portanto, é de extrema importância nos atentarmos ao estilo de vida que adotamos.
Mesmo tendo genética para o câncer, podemos fazer com que ele não se manifeste. Além disso, mesmo não tendo nenhuma genética para câncer, dependendo dos maus hábitos de vida, podemos contribuir para o seu aparecimento.
Segue então algumas medidas para a prevenção da doença:
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Rica em fibras, verduras e legumes, de preferência orgânicos, devendo evitar produtos refinados como farinha, açúcares e demais produtos industrializados.
TRATAMENTO DA OBESIDADE
Cerca 30% de todos os cânceres têm a ver com a obesidade. Ela aumenta o status estrogênico que é fator de risco para o câncer de mama pelo aumento do estrogênio via conversão da gordura do tecido subcutâneo.
VITAMINA D
O hormônio esteroide mais potente do corpo humano, a sua deficiência está relacionada ao risco de câncer de mama.
EQUILÍBRIO DO CORPO, MENTE E ESPÍRITO
Mantenha-se em movimento, dê um tempo para descansar, durma ao menos 6 horas por noite, meditar, orar, isto manterá o organismo mais forte e o sistema imune protegido de doenças.
EVITAR USO DE PLÁSTICOS
Para bebidas ou alimentos quentes, pela liberação de bisfenol-A, que age como xenoestrógeno, capaz de mimetizar o hormônio estrogênio, levando a um desequilíbrio hormonal podendo ser um risco para câncer de mama.
PREFERIR DESODORANTES SEM ALUMÍNIO
O alumínio é uma neurotoxina que pode ter vários efeitos maléficos para saúde, e isso é extremamente preocupante quando associado ao risco de câncer de mama, pois estudos mostraram que o alumínio não é só absorvido pelo corpo, mas depositado do tecido mamário.
Cuide-se!
Fonte: www.draanameliaguerra.com.br