A cada 38 minutos um homem morre em decorrência do câncer de próstata no Brasil.
Todos os anos a campanha Novembro Azul busca chamar a atenção da sociedade – em especial da ala masculina – para a importância do cuidado com a própria saúde. Durante esse mês a conscientização em relação ao câncer de próstata e exames preventivos são o foco.
Entretanto, ainda existem controvérsias acerca de algumas dessas políticas de prevenção. O rastreamento populacional do câncer de próstata, ou seja, a investigação da doença em homens que não apresentam sintomas e não estão no grupo de risco, é alvo de discussões.
O debate sobre os prós e contras da prática acaba por agravar a confusão das pessoas. Afinal, devo ou não realizar o exame preventivo? Qual a melhor abordagem para homens fora do grupo de risco?
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele. O órgão previu 68.220 novos casos da doença no país para cada ano entre 2018-2019.
Entre os homens criou-se toda uma cultura do não cuidado com a própria saúde. Seja por tabu, desconforto ou descaso, fato é que estima que mais de 50% nunca tenha pisado em consultório um urológico.
O resultado disso?
Dos casos descobertos, segundo nota da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), 20% são diagnosticados em estágios avançados da doença, ou seja, quando a probabilidade de cura através de um tratamento já é consideravelmente menor.
Fica evidente a necessidade de uma mudança de comportamento drástica, e a campanha Novembro Azul faz um trabalho fenomenal trazendo o tema da prevenção para uma discussão aberta.
As discussões sobre a investigação da doença naqueles indivíduos que não fazem parte do grupo de risco e nem apresentam sintomas é sobre o real benefício que a prática pode trazer.
Não existe um consenso se esses benefícios de investigação da doença são realmente relevantes para a população e nem se anulam os riscos que um programa como este pode representar.
O rastreamento através dos exames preventivos possibilita a descoberta de um tumor em sua fase inicial.
Porém existe a chance de um indivíduo fora do grupo de risco desenvolver a doença.
O incentivo a essa prática, entretanto, não leva em conta a seguinte informação: o câncer de próstata geralmente possui um desenvolvimento muito lento.
Muitos homens passam toda a sua vida sem ao menos saber que possuem a doença.
Existe a chance de que o câncer, mesmo presente, não tenha tempo de chegar a se desenvolver e causar qualquer problema ao paciente durante sua vida.
Infecções e outras condições menos graves – como a Hiperplasia Benigna da Próstata, que altera a produção de PSA – podem ainda estar por trás de anormalidades identificadas em exames preventivos.
O paciente é então enviado a uma cirurgia ou biópsia, que além de se tratarem de procedimentos invasivos, dolorosos e representarem risco como infecções e disfunção erétil, pode ter sido absolutamente desnecessário.
É possível envelhecer sem adoecer?
Os exames preventivos são eficazes para detectar a doença, mas em nada afetam a sua incidência.
Hoje sabemos que 90% das doenças podem ser absolutamente evitadas. Isso porque, além de idade, raça e fatores genéticos, as escolhas e os hábitos que mantemos têm um peso enorme e também representam fatores de risco para o desenvolvimento de uma série de doenças, inclusive o câncer.
Falo de obesidade, de um estilo de vida sedentário, do fumo, do excesso de bebidas alcoólicas e até de práticas mentais negativas: a má gestão das nossas emoções, por exemplo.
Assim, fica a pergunta: como podemos nos prevenir de verdade contra essa e outras doenças?
Através de quatro pilares principais: prática de exercícios físicos, manejo correto do estresse, uma alimentação completa que te favoreça e o equilíbrio hormonal. Essas ações certamente favorecerão um envelhecimento saudável baseado em escolhas conscientes do presente.
Entenda que todas as suas escolhas de hoje possem uma consequência e que está nas suas mãos escolher ou não a saúde.
A Slim Capilar apoia a causa do Novembro Azul e estimula todos os homens a fazer seus exames. Vá ao médico, cuide de sua saúde!!!