O estresse diário pode ser a causa para a queda de cabelos. Sabe como?
Os organismos nascem, se desenvolvem e se reproduzem em um estado de equilíbrio fisiológico. Este equilíbrio é um conjunto de condições ideais para o funcionamento das células. Constantemente, este equilíbrio é desafiado por forças externas e internas do organismo.
Nos casos de grande estresse físico ou psicológico, o corpo entrará em estado de alerta e concentrará todo o esforço possível na recuperação do problema e poupará recursos em outras atividades menos importantes, fazer o cabelo crescer, por exemplo. Porém, ninguém consegue ficar em alerta por muito tempo, se não há um período de recuperação, então, doenças começam a aparecer ou exacerbar, pois o organismo se cansa e o estresse fica excessivo.
A perda acentuada dos fios costuma ser notada de um a seis meses após a ocorrência da causa, portanto, se o seu cabelo começou a cair demais, tente se lembrar se nos últimos meses aconteceu alguma situação ou evento parecido.
Na Queda de cabelos por tempo prolongado, o organismo terá dificuldade na reposição desses fios, fazendo que eles demorem mais para nascer, e consequentemente, nascerão mais finos e fracos, principalmente quem tem histórico de calvície na família.
Por isso, quando há afinamento dos fios e diminuição do volume capilar, haverá necessidade de realizar tratamentos específicos para evitar o atrofiamento das raízes capilares e estimular a normalidade do crescimento desses fios em sofrimento.
Somente após uma avaliação individual, o especialista saberá indicar o melhor tratamento, conforme as particularidades de cada organismo.
Como evitar o estresse crônico?
Várias estratégias estão sendo desenvolvidas para evitar o estresse crônico ou mesmo reduzir os seus efeitos. A pessoa pode identificar no seu dia-a-dia os principais fatores que lhe causam desconforto ou irritação e tentar evitá-los. Atividade física, tempo adequado de sono, alimentação saudável, interação social, são fatores que contribuem na redução do impacto do estresse crônico sobre o organismo.