Blog

Entenda a relação entre desequilíbrio hormonal e a queda de cabelo

É normal que a queda de cabelo ocorra nas pessoas. Isso acontece toda vez que há o manuseio os fios, seja na hora da lavagem, quando penteamos ou passamos a mão. Por isso, quando a queda acontece em uma grande quantidade de fios, o ideal é averiguar a causa, já que ela pode estar relacionada a um desequilíbrio hormonal do organismo.

Os cabelos possuem um forte apelo estético em todas as pessoas. Mesmo eles tendo a função de proteger o couro cabeludo da incidência solar, sua função também pode ser classificada em emoldurar o rosto e estar associada à vitalidade, beleza e saúde.

Por isso preparamos este artigo, para que você entenda quando a queda de cabelo é resultado de problemas hormonais.

O que causa a queda de cabelo?

Vários fatores podem provocar a queda de cabelo, como a anemia, estresse, excesso de vitaminas, gravidez, uso de medicamentos, fatores emocionais e desequilíbrio hormonal. Há uma forma de se evitar que o problema vire algo crônico, como um quadro de alopecia.

Desta forma, a indicação é que se procure um especialista. Este profissional fará a investigação da causa e tratamento. Quando a queda de cabelo é derivada de um problema no sistema endócrino, alguns hormônios podem ser os causadores.

Queda de cabelo por desequilíbrio hormonal

Alterações nos hormônios T3 e T4

Problemas na tireoide, seja hipotireoidismo e hipertireoidismo, podem levar à queda de cabelo. A função da tireoide é produzir os hormônios tiroxina (T4) e triodotironina (T3).

Quando essas substâncias estão alteradas no organismo causam diversos desequilíbrios, como prejudicar a produção dos fios de cabelo. Com isso, eles se tornam finos, fracos, secos, opacos, descoloridos e com maior tendência à quebra e queda.

Cortisol

O cortisol atua no controle do estresse. Além disso, essa substância ajuda na redução de inflamações e na manutenção dos níveis de açúcar no sangue, contribuindo, também, para o sistema imunológico.

O uso de medicamentos com níveis altos de cortisol podem levar o indivíduo a um constante período de estresse. Logo, dentre os sintomas do excesso de cortisol está a queda acentuada de cabelo, por exemplo.

Testosterona

A testosterona é o hormônio que pode provocar a queda de cabelo mais temida por homens e mulheres, pois ele é um dos responsáveis por causar a calvície. A alopecia androgenética provocada pela testosterona afeta 50% dos homens aos 50 anos e 40% das mulheres depois da menopausa. 

A queda dos cabelos ocorre porque o DTH, substância derivada da testosterona, interage de forma excessiva com os receptores de andrógenos presentes nos folículos pilosos. Essa interação provoca a atrofia dos bulbos capilares. Consequentemente, deixa os cabelos mais finos e acelerando a queda definitiva.

Controle do desequilíbrio hormonal e da queda de cabelo

O desequilíbrio hormonal pode provocar muito mais do que a queda de cabelo: ele é um sério fator de risco para inúmeras doenças.

Diante disso, observe e conheça o seu corpo e, a qualquer sinal de alteração. Assim como outras disfunções, os problemas hormonais, quanto antes descobertos, mais fáceis serão tratados.

A terapia capilar vai agir estimulando diretamente o crescimento dos fios, evitando o atrofiamento e até recuperando os fios já fracos.

Porém, o paciente vai ser orientado a fazer o acompanhamento com o médico para tratar e reequilibrar as questões hormonais do organismo.

Lembrando que quanto antes é tratado couro cabeludo, mais rápidos e melhores resultados serão conquistados.

Quer saber mais? Agende uma consulta na Slim Capilar da sua cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *