A dermatite seborreica é uma afecção na pele, não contagiosa, muito comum, principalmente no couro cabeludo e regiões do corpo ricas em glândulas sebáceas.
É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas.
A causa pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias alimentares, situações de fadiga, estresse emocional ou excesso de oleosidade. Pode ser desencadeada também por um agravamento da caspa, que é um processo de descamação fina que parece uma farinha de trigo, bem fininha.
A presença de um fungo, o Pityrosporum ovale, também pode provocar dermatite seborreica.
Tem maior prevalência no sexo masculino e em bebes de até 2 anos, porém vem acometendo cada dia mais as mulheres, devido à reações pós químicas, principalmente nos casos das escovas progressivas.
No couro cabeludo, se manifesta como um quadro inflamatório crônico, levando a vermelhidão, descamação intensa e acelerada, as vezes associada à secreção, podendo apresentar coceira, possível perda de cabelo ou em alguns casos, ser assintomático.
Nos casos mais graves é preciso ter bastante cuidado para não arrancar as “casquinhas” aderidas ao couro cabeludo, pois isso pode machucar a pele e deixá-la mais exposta a infecções, o que dificulta a cicatrização. É necessário tratar e esperar a completa cicatrização da pele, que ela soltará naturalmente.
É essencial que o tratamento seja associado a cosméticos especializados, terapia capilar e na maioria dos casos, algumas mudanças de hábitos que estejam desencadeando as crises de dermatite no couro cabeludo.
Existem inúmeros protocolos e tratamentos para cada caso, por isso é necessário realizar uma consulta com uma de nossas Terapeutas Capilares para a completa investigação do caso.
Para agendar uma consulta nas unidades de Jundiaí ou Piracicaba, clique aqui no link: