Cabelo branco é sinal de envelhecimento dos fios ou existe outro sinal que podemos diagnosticar que nossos cabelos estão ficando mais velhos? Meus cabelos envelhecem mesmo sendo jovem ou isso está completamente ligado à minha idade biológica?
A grande maioria das pessoas sempre ficam ligadas quando o assunto remete aos seus cabelos, pois eles estão completamente ligados à sua aparência, autoestima e identidade.
Porém, um fato importante a ser destacado é que, além da idade biológica, fatores internos e externos podem interferir e muito na qualidade do fio de cabelo e indicar a velhice do mesmo.
Quais os indícios de que o cabelo envelhece?
Como dissemos anteriormente, a idade da pessoa, sim pode ser um indício de que os cabelos envelheceram. Entretanto, outros fatores interferem no envelhecimento do cabelo, os chamados internos e externos, que aceleram este processo de envelhecimento.
Dentre os fatores internos, podemos destacar as alterações hormonais do corpo, além de deficiências nutricionais. Exemplo: estou com faltas de vitaminas na alimentação, meu cabelo pode apresentar sinais de envelhecimento.
Já nos fatores externos, podemos destacar o tabagismo, alcoolismo, além de agressões químicas feiras no próprio fio.
Os cabelos envelhecem pela idade biológica
É por volta dos nossos 30 anos de idade que nosso metabolismo tem uma diminuição da produção em geral. Como em todo o corpo, nosso cabelo também sofre alterações:
– Há menos microcirculação no bulbo capilar e ele fica menos irrigado. Assim, o fio nasce mais fino e seu crescimento fica mais lento, com menos densidade e volume capilar;
– Consequentemente, a atividade das glândulas sebáceas no couro cabeludo diminui, deixando a textura dos fios mais seca, quebradiças e com frizz;
Outros pontos que vão de acordo com o avanço da idade biológica podem ser a diminuição dos melanócitos, que acarreta nos fios brancos, e a diminuição da produção de elastina e colágeno, o que deixa os fios menos elásticos e mais porosos.
Dá para prevenir?
Algumas ações podem retardar o envelhecimento dos cabelos e, por isso, sempre é válido seguir estes passos:
– Massagens relaxantes no couro cabeludo com massagens relaxantes, para melhorar a irrigação sanguínea, e, consequentemente, a distribuição de nutrientes;
-Evitar procedimentos químicos, chapinha e secador;
-Longos ou curtos, cortar os fios do cabelo em camadas ajuda a rejuvenescê-los;
– Caso necessário e haja desbotamento natural dos fios, use tonalizantes no seu tom natural;
– Terapias capilares (alta frequência; deslocamento de couro cabeludo; massagem; infravermelho; ionização; hidratação e reconstrução; dentre outros); A Slim Capilar tem tratamentos com tecnologia a laser que ajudam prevenir o envelhecimento capilar.