Um adulto costuma perder uma média de 30 a 100 fios de cabelo diariamente. De fato, ficamos desesperados quando vemos fios e mais fios dentro do box do banheiro, na escova ou mesmo no piso de casa. Ficamos assustados sem ter uma direção certa e nos enchemos de perguntas e mais perguntas, pois estamos acostumados a resolver os problemas por nossa conta, como dores, gripes ou resfriados. Mas como cuidar da saúde dos cabelos?
Quando entendemos o que está se passando com o nosso organismo, conseguimos controlar o medo e a ansiedade, por isso que o auxílio de um Tricologista, profissional especializado na saúde do cabelo e couro cabeludo, é de fundamental importância nesse estágio.
Por volta dos nossos 30 anos, há uma diminuição no metabolismo em geral, ocorrendo algumas alterações, como por exemplo, o fio nasce cada vez mais fino e com crescimento lento, percebe-se uma perda de densidade e volume capilar, as glândulas sebáceas no couro cabeludo diminuem, deixando a textura dos fios mais quebradiça, seca e com frizz, e também a diminuição da produção da elastina e do colágeno, deixando os fios menos elásticos e mais quebradiços.
Além dos cuidados com a saúde dos cabelos, hoje, as terapias capilares são capazes de desacelerar e reverter os processos mais recentes, sendo uma grande aliada no combate à queda de cabelo, usando recursos naturais que aceleram a circulação e aumentam a nutrição do couro cabeludo, ativando o crescimento e fortalecimento dos fios.
É necessário analisar os hábitos alimentares, a rotina de trabalho e a história pessoal de cada paciente para implementar um tratamento que se adeque a sua necessidade e lhe traga bons resultados e consequentemente bem-estar com sua aparência.
Por isso, precisamos contribuir para o melhor funcionamento do nosso organismo, assim, estaremos no caminho certo no que se refere à prevenção de doenças biológicas e até psicológicas.
Evitar o consumo de drogas lícitas e ilícitas e redobrar os cuidados com a alimentação nos faz ter uma vida muito mais saudável, mesmo quando nos deparamos com disfunções hereditárias, como a Alopecia Androgenética (Calvície feminina e masculina).
Então, se desde a adolescência houver um comportamento preventivo cuidando dos hábitos alimentares, praticando esportes e evitando o stress, é bem provável que a queda de cabelo levará algum tempo para se manifestar.
Consulte um Tricologista para compreender melhor esse mal que afeta 85% dos homens e 40% das mulheres. Agende uma consulta em nosso site clicando aqui