Uma coisa é certa: nenhuma parte do corpo humano passa por tantas mudanças culturais como o cabelo, que é capaz de mudar a aparência de alguém de uma hora para outra. Isso interfere diretamente na saúde mental e emocional de cada indivíduo, porque ele é uma ferramenta de empoderamento pessoal.
O cabelo se relaciona com a autoestima e é um indicador de como está a saúde emocional de cada pessoa, visto que a falta de estima é capaz de gerar queda acentuada dos fios.
Já existem estudos que comprovam tal ligação. Quando uma pessoa possui autoestima elevada e está com a saúde mental e emocional equilibrada, independente se ela não estiver dentro dos padrões de beleza, que são impostos pela mídia, ela vai se amar mais, se valorizar e consequentemente estar mais confiante.
Ao contrário, quem não se sente bem com o seu corpo, cabelo e características físicas e pessoais, tende a se sentir mal e deixar o cuidado com a aparência e o bem-estar de lado. Por meio deste sentimento, problemas psicológicos, ansiedade e demais transtornos são mais propícios a ocorrer. Entre eles, está a queda de cabelo.
Cuidar da autoestima é um hábito que deve ser praticado por todos. Quando você escolhe cuidar de você, fazer algo que te faça feliz, todos os aspectos da sua vida começam a prosperar. E cuidar de si, é prezar pelo bem-estar, seja através da prática de exercícios físicos, hábito de meditar, momentos relaxantes e de lazer.
Se você está em paz, satisfeito com a sua aparência, com o seu corpo e com as suas características, certamente você vai ter uma personalidade mais forte, mais confiante e vai aceitar melhor os desafios. A busca pela qualidade de vida deve ser constante!
É válido lembrar que a ligação entre o cabelo e a autoestima pode afetar as mulheres e também os homens.
A autoestima masculina
Quando o assunto é cabelo, o maior vilão dos homens é a calvície.
Antigamente a queda de cabelo era vista como uma perda da potência sexual e por isso os médicos, juízes e homens relevantes na época usavam peruca, como símbolo de poder.
A relação do cabelo com a autoestima mudou com o tempo e hoje em dia, usar peruca abala a masculinidade do homem.
Garantir os cuidados com os fios e com a aparência é sinal de confiança e carinho consigo mesmo. Entretanto, muitos homens não se sentem confortáveis em iniciar tratamentos capilares.
No caso da calvície, muitos afirmam que não ligam de ficar careca e que depois de perder todos os fios, vão raspar o cabelo. O problema é este período em que ele ainda não está totalmente careca, quando o cabelo começa a formar falhas. É uma fase muito difícil para o homem em que ele decide não se tratar, mas ao mesmo tempo a autoestima e confiança dele começa a ficar abalada.
A solução é que o paciente busque tratamentos capilares ou, em alguns casos, o transplante. Porém, a procura deve ocorrer logo no começo da perda, onde começa a ocorrer a mudança do aspecto do cabelo.
A autoestima feminina
No caso das mulheres, também existe a calvície feminina.
Culturalmente falando, o cabelo para a mulher tem um peso enorme e questões relacionadas aos hormônios também influenciam a saúde capilar em todas as fases da vida.
É perceptível quando o volume dos fios diminui e a aparência do couro cabeludo fica mais visível. A má aparência dos fios também pode gerar aspectos de depressão, baixa estima e até de rejeição do próprio corpo.
Já é comprovado que quando a mulher cuida dos cabelos, seja em tratamentos capilares ou nos salões de beleza, ela sai com mais entusiasmo e alegria. Para externar e transmitir boas sensações, é indicado investir fortemente em hábitos que te fazem bem.
Como manter a estima em alta?
Com base nos pacientes atendidos pela Slim Capilar, deixamos algumas dicas. Veja a seguir!
Se você não tem o cabelo que sonhou, cuide dele, de qualquer maneira. Valorize, procure os pontos positivos, veja se ele fica melhor com coque, adornos, comprido ou curto, com franja ou sem, e busque o seu próprio empoderamento pessoal.
Outro conselho é que, se você percebeu mudanças no aspecto capilar, como a forma de crescimento, diminuição de volume, aspecto seco e fraco, saiba que é possível voltar ao que era, mas só com os tratamentos preventivos.
Em síntese, não fique esperando produtos milagrosos da internet. Existem tratamentos sérios e eficazes que vão trabalhar diretamente na raiz do cabelo, no crescimento do cabelo, passando todas as orientações dos hábitos alimentares, do estilo de vida de cada pessoa, além de deixar claro o que está fazendo mal e o que a pessoa precisa melhorar para voltar a ter o cabelo de antes.
Sempre lembramos que quanto antes buscar o tratamento, melhor. Dessa maneira, cada pessoa consegue manter seu cabelo saudável e conta com recomendações de especialistas para elevar a autoestima e prevenir a queda dos fios.
Caso você tenha interesse em saber mais sobre o modelo ideal de tratamento para o seu cabelo, clique aqui e converse conosco.