Blog

Diário de transplante #3: o dia da cirurgia e o processo pós-operatório

No último artigo da série ‘Diário de Transplante’ você conheceu o porquê do Renan Carnio ter decidido fazer a cirurgia de transplante capilar e como estavam as expectativas dele para tal procedimento. Neste terceiro artigo, você acompanha como foi o preparo para o dia da cirurgia e como está sendo o processo pós-operatório e a recuperação em casa.

Conforme mencionado no último relato, o paciente recebeu uma série de orientações dias antes do procedimento operatório, relacionados à alimentação, roupas e medicação. Na última segunda-feira (11), o dia tão esperado chegou. O paciente realizou o procedimento no Hospital da Plástica, localizado no bairro Ipiranga, na capital de São Paulo.

Renan conta que chegou ao hospital por volta das 7h30 da manhã e que o procedimento teve início às 8 horas. “Quando cheguei, fui levado até uma sala com acompanhante. No quarto, recebi a equipe que participou do procedimento para dar as orientações iniciais”, relatou. Os profissionais explicaram detalhes de como seria a cirurgia e na sequência, a médica responsável compareceu no quarto para conversar, demarcar a área do couro cabeludo que iria receber os folículos e raspar o cabelo.

Em seguida, ele trocou a roupa e foi conduzido à sala cirúrgica. Deitado na maca, recebeu sedativo para início do procedimento.

Como é a cirurgia de transplante capilar?

A cirurgia feita pelo Renan utilizou a técnica FUE (Follicular Unit Extration ou Extração de Unidades Foliculares), que consiste em remover fio a fio de uma área doadora, como a região da nuca ou da faixa de barba, para serem implantados um a um na área receptora. Esta técnica não deixa cicatrizes visíveis e permite aos pacientes resultados naturais e imperceptíveis.

O paciente conta que depois do sedativo, acordou às 18 horas, já com o transplante completo e no quarto. “Fiquei um pouco zonzo, porque é bem forte a carga de sedativo”. Depois do procedimento, ele ficou mais duas horas em observação até ser liberado e voltar para a casa tranquilamente.

O processo pós-operatório

Para o processo pós-operatório, os médicos recomendaram uma série de remédios, incluindo antibiótico e anti-inflamatório. “No primeiro dia em casa foi mais tranquilo. No segundo e terceiro, eu senti que ficou bastante inchado na região da testa e dos olhos, além de um pouco de dor”, comentou. Segundo os médicos, estes sintomas são normais.

No primeiro momento, alguns cuidados devem ser tomados na hora de dormir e de tomar banho. “Os maiores incômodos são para dormir, porque não pode encostar e friccionar a área receptora em lugar nenhum”. Além disso, Renan comentou que no momento do banho, a lavagem da cabeça deve ser feita manual, com uma caneca, e deve ser usado shampoo neutro para higienização.

Os próximos passos

O processo do transplante capilar só foi possível ser realizado graças à saúde do couro cabeludo, em função dos tratamentos capilares realizados por Renan, na Slim Capilar. Ou seja, o couro cabeludo não apresentava caspas e seborreias na hora da cirurgia e estava em boas condições para esse tipo de procedimento.

No próximo artigo, você acompanha como estão sendo os cuidados e quais resultados são perceptíveis neste primeiro momento. Continue acompanhando o Diário de Transplante!

Tem curiosidade em saber as etapas dos tratamentos capilares? Fale com a Slim Capilar. Clique aqui e entre em contato com os profissionais da clínica.

Diário de transplante #1: a relação com o cabelo ao longo da vida

Diário de transplante #2: a decisão do transplante capilar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *