O propósito da série “Diário de Transplante”, feita pela Slim Capilar, é relatar a experiência de um paciente que realizou tratamentos preventivos na clínica ao longo da vida e aos 39 anos, decidiu fazer a cirurgia de transplante capilar.
No primeiro artigo, você conferiu o histórico capilar do paciente Renan Carnio, qual a relação da queda dos fios com a genética dele, o início dos tratamentos capilares e a decisão de optar por um transplante capilar. O artigo desta semana é focado em adentrar o assunto, a partir do momento em que ele decidiu realizar a cirurgia.
Para atuar na prevenção da queda dos fios e manter o couro cabeludo saudável, Renan iniciou um tratamento aos 23 anos e fez outro por volta dos 30. Em 2017, ele começou a buscar referências e resultados que quem já fez o transplante capilar e se aprofundou no assunto.
O diretor conta que conforme o tempo foi passando, as entradas da hairline (linhas do cabelo) começaram a ficar mais notáveis. “Comecei a ficar incomodado nesta época. O tratamento da Slim Capilar ajudou muito durante minha juventude. Entretanto, tenho ciência que a clínica é para tratamentos de prevenção e tenho ciência que não estaria com o cabelo desse jeito se não tivesse feito o tratamento antes”, comentou. Até que chegou em um momento onde o transplante capilar se tornou uma opção.
E foi em dezembro de 2020 que a decisão foi tomada. “O que me encorajou a fazer o transplante capilar foi porque eu comecei a estudar muito sobre isso. Percebi que as técnicas de transplante capilar estão ainda mais modernas do que antigamente. Antes ficava muito feio, tinha enormes cicatrizes, faixas na cabeça e o resultado não era satisfatório. Hoje, com a técnica FUE, o resultado é surpreendente e muito bom”, relatou Renan.
O termo FUE (Follicular Unit Extraction) significa Extração de Unidades Foliculares e é uma técnica conhecida pela obtenção dos fios da área doadora para o transplante capilar removendo fio a fio, sem a necessidade de incisão. Isso não deixa a cicatriz linear, característica de outros procedimentos, e faz com que o resultado final fique natural.
Desta forma, o cirurgião tira o cabelo da área doadora, na região da nuca, que não sofre a influência da genética da calvície e transplanta para a área que não tem cabelo, garantindo um resultado diferenciado.
O preparo para o transplante capilar
Após muita pesquisa, leitura de artigos e relatos de quem já passou por esse processo, ele já está se preparando desde os últimos meses. A cirurgia está prevista para ocorrer na próxima segunda-feira, dia 11 de outubro. “Para me preparar, fiz exame de sangue, hemograma completo, eletrocardiograma e também vou fazer o teste de Covid-19 dois dias antes do procedimento cirúrgico”.
Entre as principais orientações para o dia da cirurgia, estão:
- Não usar nenhum tipo de medicamento e durante os sete dias que antecedem o procedimento;
- Fazer jejum de oito horas antes de chegar no hospital;
- Ir com uma camisa de botão para abrir – porque não pode tirar por cima, e uma calça de moletom com nada metálico.
Além destas recomendações, o paciente também não pode ir com o cabelo raspado, pois eles raspam na hora e é necessário chegar bem cedo ao hospital para a preparação da anestesia. Após o procedimento, se for uma viagem muito longa para voltar para a casa, é necessário usar a meia antitrombo, que serve para melhorar a circulação do corpo.
A expectativa está alta!
“Eu nunca fiz procedimentos cirúrgicos e agora está começando a cair a ficha”, enfatizou o diretor. Em relação ao apoio da Slim Capilar durante esta fase, Renan conta que segue fazendo os tratamentos para que os fios dos cabelos se mantenham saudáveis para a cirurgia.
“É muito importante fazer o tratamento antes da cirurgia para ele se manter saudável, sem a presença de caspa ou seborreia”. Se o cabelo da área doadora estiver com algum problema, a cirurgia não poderá ser feita, por isso estar com os fios saudáveis e bonitos é essencial para que o resultado seja ainda melhor.
E não podemos nos esquecer da necessidade dos tratamentos no pós-operatório. Mas isso é assunto para os próximos artigos.
Na próxima semana, você acompanha cada detalhe da cirurgia de transplante capilar e como foi a recuperação pós-cirúrgica. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe da Slim Capilar e veja como podemos te auxiliar nesse processo.