Blog

Entenda sobre a queda capilar pós-dengue e pós-covid

O assunto do artigo de hoje é sobre a queda de cabelo – um tema recorrente no blog da Slim Capilar e também no Instagram da clínica. Mas dessa vez, o foco é abordar tal queda após as infecções por dengue e covid19.

Antes de explicar o porquê da queda de cabelo, é importante conhecer as fases do ciclo capilar, que é composta por três etapas: a primeira é a fase de crescimento dos fios (anágena), a segunda é a fase de transição (catágena) e por fim, temos a fase de queda (telógena). É normal que cada fase seja determinada por diversos fatores, que se enquadram nas questões genéticas, de hábitos alimentares e situações de estresse ou gravidez, por exemplo.

Se tratando da queda de cabelo, ela é conhecida pela mudança no ciclo capilar, que provoca o aumento dos fios na fase telógena, ou seja, é normal que os fios caiam e voltem a nascer. Porém, quando um paciente percebe uma mudança significativa na quantidade de fios, deve buscar um diagnóstico e tratamento o mais breve possível.

A queda de cabelo pós-dengue e pós-covid

Dentre tantas situações que intensificam a queda de cabelo, está a infecção de doenças como a dengue e covid19. Ambas causam uma inflamação generalizada no organismo e baixa do sistema imunológico.

Por isso, quando o organismo está no processo de combate às doenças e se prepara para restabelecer a saúde, toda atenção fica voltada para os órgãos vitais, deixando de lado o cabelo, a pele, unha, que são órgãos e estruturas menos importantes para nossa sobrevivência, causando um tipo de queda chamada eflúvio telógeno, após três meses depois da infecção.

A pessoa quando infectada, depois deste período, começa a perceber a queda mais intensa dos fios durante o banho e na escova, ao pentear. Essa situação pode se transformar em uma alopecia, fazendo com que os cabelos percam volume e fiquem mais ralos e enfraquecidos. Quem já tem uma predisposição genética, deve redobrar a atenção.

Como em qualquer problema capilar ou de saúde, é fundamental que se inicie os tratamentos o quanto antes, para que assim o atrofiamento do bulbo capilar seja evitado.

Iniciando um tratamento

Quem inicia o tratamento de terapia capilar e segue todas as recomendações das terapeutas capilares, começa a notar os resultados a partir do segundo mês, diminuindo o excesso de queda. Após o terceiro mês, os fios que caíram em excesso já começam a nascer.

Para uma recuperação completa do volume capilar, o tempo pode variar de seis meses a um ano, dependendo da gravidade da queda e do estado de saúde de cada pessoa.

A Slim Capilar recomenda!

As orientações para que esse resultado apareça mais rápido são individuais e em geral são ações que vão potencializar o sistema imunológico e diminuir as inflamações causadas pela doença.

Por exemplo, ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, evitar alimentos que causam inflamação no corpo, como o açúcar, trigo e derivados de leite, consumir ao menos dois litros de água por dia, manter-se ativo nas atividades físicas, mesmo que sejam leves três vezes por semana, ter um sono tranquilo e de boa qualidade, entre seis e oito horas todas as noites e cuidar do estresse, fazendo meditações, faz com que os resultados apareçam de forma mais rápida.

Quando essas orientações não são seguidas, a queda dos fios se torna mais comum, devido à junção de todos esses fatores. Isso exacerba os processos inflamatórios, que ocorrem tanto na covid19 quanto na dengue. 

Como recomendação dos especialistas da Slim Capilar, o mais indicado é procurar o diagnóstico correto independente do problema que o paciente esteja enfrentando com o cabelo.

Todos os tratamentos capilares na clínica são diagnosticados caso a caso, com atendimento personalizado, e os protocolos dependem dos problemas que estiverem associados à queda. As prescrições são feitas de acordo com os sintomas de cada um.

Gostou do conteúdo?

Acompanhe nosso blog semanalmente e nosso Instagram. Por lá, apresentamos conteúdos exclusivos sobre os procedimentos capilares, além de estarmos disponíveis para sanar suas dúvidas.

Entre em contato com nossos profissionais. Clique aqui e agende uma avaliação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *