Blog

Psoríase do couro cabeludo

Psoríase

A Psoríase é uma doença sistêmica, com etiologia desconhecida, que pode atingir a pele e seus anexos – cabelos e unhas – e, ocasionalmente, as articulações. Esta inflamação não é contagiosa, apresenta-se de forma crônica e atinge cerca de 2% da população mundial. No Brasil, chega a 2,5%.

Caracteriza-se por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.

Os motivos estão relacionados com o estresse, medicamentos, infecções e hereditário. Além de abuso de álcool, tabagismo, fatores psicológicos e exposição ao frio.


Os sintomas da psoríase são: Lesões avermelhadas na pele, cobertas com uma camada branco prateada e descamativa; pequenas manchas vermelhas; pele seca, com facilidade para sangramentos; Unhas espessas e esfareladas, amareladas, descoladas e com furinhos na superfície; Inchaço nas articulações; Articulações rígidas e doloridas; Placas e descamações no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.

Como funciona o tratamento de psoríase por meio da terapia capilar?

A Terapia age fornecendo mais energia para as células de defesa, combatendo os radicais livres e aumentando a imunidade, provocando assim melhora da qualidade de vida, controle dos sintomas e reações adversas do paciente no momento de crise, além de proporcionar efeito local na lesão reduzindo sensibilidade local, melhorando a cor, diminuindo a descamação, potencializando e acelerando a cicatrização.

Terapia Capilar

Hoje em dia dispomos de inúmeras opções de tratamento e vão desde o uso de shampoos e loções específicos, assim como equipamentos utilizados na terapia capilar. Os protocolos irão depender da avaliação individual de cada cliente.

Os tipos de tratamentos mais utilizados são:

Alguns cuidados com a psoríase no couro cabeludo no dia a dia

  • Lavar a cabeça com shampoos apropriados e indicados por um profissional para cada paciente;
  • Tomar banhos frios ou mornos e rápidos no inverno;
  • Tomar 15 minutos de sol nas lesões ajudam a secá-las
  • Manter níveis de vitamina D altos, pois ajudam no sistema imunológico
  • Evitar acessórios que abafam o couro cabeludo, tais como chapéus, bonés, gorros e capacetes por longos períodos;
  • Manter hábitos de vida saudáveis.

Conclusão

Como dissemos, a psoríase não tem cura e aparece de tempos em tempos, principalmente em momentos de maior estresse e baixa imunidade. Adotar hábitos que ajudam a reduzir o estresse, como manter dieta saudável com alimentos não inflamatórios, fazer exercícios físicos e realizar atividades de lazer ao ar livre, ajudam a reduzir crises de psoríase.

Se quiser saber mais sobre os tratamentos capilares citados, clique aqui. Quer fazer este tipo de tratamento? Marque agora mesmo seu horário na nossa clínica de Jundiaí ou de Piracicaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *