Blog

Envelhecimento capilar existe?

O envelhecimento é um processo natural, que ocorre com todos os idosos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera idoso todos aqueles que já passaram dos 60 anos, mas é válido lembrar que: a idade não é um marcador preciso das mudanças que acompanham o envelhecimento.

Os idosos são pessoas que já passaram por inúmeras situações e experiências ao longo da vida, tanto em âmbito social como no profissional. São pessoas que retém grandes histórias e ótimas fontes de conhecimento e aprendizado.

Mas assim como em qualquer fase da vida, as mudanças ocorrem e com elas os cuidados devem ser redobrados.

Mas e o envelhecimento capilar?

Quando se trata da pele e do cabelo, isso não é diferente.

Com o passar dos anos, a pele fica mais frágil, seca, perde elasticidade, os fios ficam mais finos, fracos, sem vida e demoram a crescer, esse processo provoca a oxidação celular dos folículos. O cabelo perde proteínas e ceramidas, ficando mais fino, opaco e sem elasticidade, devido à oxidação que estão associados ao envelhecimento do cabelo.

Essa oxidação faz com que o bulbo capilar – estrutura que produz e distribui as células responsáveis pelo crescimento dos fios – se atrofie, causando uma queda no metabolismo capilar. Além disso, a oxidação também atinge as células produtoras de melanina que dão cor aos fios. O resultado disso: cabelo branco.

Também temos outros fatores que afetam e contribuem para o envelhecimento dos fios como: radiação solar, poluição, má alimentação, estresse, ansiedade, agressões térmicas e químicas, como o secador, prancha, tintura, alisamento, entre outros. Por isso, quanto antes iniciar os tratamentos preventivos, melhor será o resultado na manutenção do envelhecimento capilar.

Tratamento para envelhecimento capilar

O melhor tratamento para controlar o envelhecimento capilar é a prevenção.

Existem dois tipos de tratamentos indispensáveis para quem quer controlar o envelhecimento capilar: o laser e a intradermoterapia.

O laser é um aparelho que emite uma luz que estimula o metabolismo das células, melhora a microcirculação, fortalece o folículo piloso, acelera o crescimento dos fios e diminui a inflamação, enquanto a intradermoterapia é uma técnica que injeta diretamente no couro cabeludo microdoses de vitaminas e medicamentos, com o objetivo de levá-los diretamente aos folículos capilares para o fortalecimento dos fios.

Você já cuidou do seu cabelo? Assim como a pele do rosto e corpo, o couro cabeludo também precisa de cuidados diários para que o cabelo se mantenha bonito e saudável. Converse com quem entende do assunto, agende já sua consulta on-line ou presencial com nossas terapeutas capilares. Clique aqui e preencha o formulário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *